PET-Farmácia/UFPR


O que é o PET?

O PET Programa de Educação Tutorial (conhecido até 2002 como Programa Especial de Treinamento) – é direcionado a alunos de graduação, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior em que estão matriculados. Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET, a partir de 31 de dezembro de 1999, teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior SESu/MEC, responsável pela manutenção do programa e distribuição de bolsas aos integrantes do PET.

Dentro da Universidade, o Programa é uma das opções que propicia aos alunos condições para realização de atividades extracurriculares de aprendizado, pesquisa e extensão. A interdisciplinaridade, a atuação coletiva, o planejamento e a execução de projetos que favoreçam o aprofundamento da atuação acadêmica do aluno, também são proporcionados pelo PET. A filosofia do programa garante aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global, com o compromisso de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana, ciente das próprias características e dinâmicas, e membro da sociedade. Com isso, torna-se possível formar profissionais de nível superior, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social.

A presença do tutor estimula a aprendizagem ativa de seus membros, através de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. As atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo e troca de experiências.

Atualmente o Programa conta com 752 grupos em mais de 75 instituições em todo o Brasil, sendo 22 destes da Universidade Federal do Paraná.

.

 Na UFPR o Grupo PET-Farmácia existe desde 1996.

.

.

Portaria que regulamenta o Programa: Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010.

Manual de Orientações Básicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: