PET-Farmácia/UFPR


O que é o PET?

O PET Programa de Educação Tutorial (conhecido até 2002 como Programa Especial de Treinamento) – é direcionado a alunos de graduação, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior em que estão matriculados. Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET, a partir de 31 de dezembro de 1999, teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior SESu/MEC, responsável pela manutenção do programa e distribuição de bolsas aos integrantes do PET.

Dentro da Universidade, o Programa é uma das opções que propicia aos alunos condições para realização de atividades extracurriculares de aprendizado, pesquisa e extensão. A interdisciplinaridade, a atuação coletiva, o planejamento e a execução de projetos que favoreçam o aprofundamento da atuação acadêmica do aluno, também são proporcionados pelo PET. A filosofia do programa garante aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global, com o compromisso de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana, ciente das próprias características e dinâmicas, e membro da sociedade. Com isso, torna-se possível formar profissionais de nível superior, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social.

A presença do tutor estimula a aprendizagem ativa de seus membros, através de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. As atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo e troca de experiências.

Atualmente o Programa conta com 752 grupos em mais de 75 instituições em todo o Brasil, sendo 22 destes da Universidade Federal do Paraná.

.

 Na UFPR o Grupo PET-Farmácia existe desde 1996.

.

.

Portaria que regulamenta o Programa: Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010.

Manual de Orientações Básicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: